sábado, 23 de julho de 2011

Livro: O Homem Eterno G.K. Chesterton



Terminei hoje a leitura de meu segundo livro de G.K. Chesterton. O primeiro foi 'Ortodoxia' onde ele fez uma defesa da fé cristã e analisou criticamente várias filosofias ateístas.

'O Homem Eterno' é igualmente fascinante. Gostei mais do que 'Ortodoxia' que é tido por muitos como o número um dele. O livro está dividido em duas partes 'Da Criatura Chamada Homem' e 'Do Homem Chamado Cristo'

Na primeira parte ele faz uma analise crítica da surgimento do ser humano e da Teoria Darwinista. Ele aborda a imaginação fértil dos antropólogos, que inferem mais do que podem sobre o homem pré-histórico, analisa as primeiras civilizações, descompara as tentativas bobocas dos "estudiosos" de "religião comparada", entre outros.

De forma eloquente e muito sensata ela desconstrói o mito evolutivo apontando um fato mais do que óbvio mas negligenciado por muitos: O homem não é um ser "natural". Qualquer pessoa sensata e isenta de paixões sobre o assunto pode perceber isto com facilidade. Um observador externo que acompanhasse os passos da evolução até o macaco não teria previsto o Homo Sapiens, como próximo passo evolutivo, nem em seus sonhos mais delirantes. Não há qualquer traço, nos outros animais, daquelas coisas que nos fazem humanos como racionalidade, arte, filosofia, ciência e religião.

Na segunda parte, numa análise igualmente crítica e inteligente, Chesterton desconstrói as tentativas de explicar naturalmente a origem e a preservação do Cristianismo até os dias de hoje. Num paralelo com a primeira parte ele mostra que observando o que ocorreu nos séculos I e anteriores à fé cristã, o conteúdo dos documentos do Novo Testamento e a própria figura de Cristo seriam a última coisa que poderiam surgir de forma natural.

Como exemplo uma breve citação:
...quando Maomé estabeleceu seu compromisso polígamo, o compromisso foi condicionado por uma sociedade polígama. Quando permitiu que um homem tivesse quatro mulheres ele estava de fato fazendo algo adequado às circunstâncias, algo que em outras circunstâncias poderia ser menos adequado...
Mas Cristo em sua visão de casamento não sugere de modo algum as condições da Palestina do século I. Não sugere absolutamente nada, a não ser a visão sacramental do casamento tal qual a desenvolveu muito tempo depois a Igreja Católica. Era uma visão tão difícil para o povo daquela época como é para o povo de hoje.
Ajuntando todos os pedaços que não se encaixam numa religião "natural", não há como explicar a origem da fé cristã sem admitir um evento histórico, real e sobrenatural: A ressurreição de Cristo.

Nas palavras dele:
O Cristo meramente humano é uma figura construída, uma obra de ficção artificial, exatamente como o homem meramente evolucionário.
Chesterton escreve de maneira encantadora e possui uma mente afiada e sintonizada para captar sutilezas que passam desapercebidas pela maioria de nós. Sua capacidade de sumarizar de maneira elegante, em uma frase, os problemas das críticas a fé cristã e da defesa das visões de mundo materialistas torna sua obra uma obrigatoriedade para todo cristão pensante.

Para compra: Editora Mundo Cristão R$29 (não ganho comissão :-))

6 comentários:

  1. humm achei esse livro no scribd, vou ler

    ResponderExcluir
  2. Olá MikeMooreAC,

    O G.K Chesterton seria em termos comparativo o C.S Lewis católico?

    ResponderExcluir
  3. @Alessandro

    Na minha opinião ambos são pesos pessados. O C.S Lewis faz uma apologética mais neutra e tenta não entrar em polêmicas específicas que separam as denominações. O Chesterton já faz uma apologética mais católica mas ainda sim de muito valor para todo cristão.

    ResponderExcluir
  4. olá mano Mike, não conheço esse livro mas sua postação me fez pensar um pouco, vou procurar lê-lo, de certo o mesmo é rico em muitas informações e verdades que o lado oposto não gostaria de ouvir. fique com Deus e na Paz do Senhor!

    ResponderExcluir
  5. Olá, achei legal teu texto... este livro, junto com Ortodoxia, é muito bom mesmo! Também fiz um post sobre ele (na verdade uma paráfrase) em meu blog, se quiser dar uma olhada: http://leandropaixao.wordpress.com/2011/11/02/a-chave-para-compreensao-do-mundo/
    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Li assim que lançou! Maravilha! Um dia quero escrever como Chesterton.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.