quarta-feira, 14 de setembro de 2011

E Se o Cristão Estiver Errado?

Pergunta via FormSpring:

E se os judeus ou islamicos estiverem certos? Você vai queimar no inferno por idolatria.

Autor: Anônimo

Resposta:

Não apenas eu mas você também, certo?

Mas caso você seja Judeu ou Muçulmano digo, com todo respeito pela sua fé, que a probabilidade de você estar certo é muito pequena, a meu ver.

Quando ao Judaísmo
Se Jesus não é o Messias os Judeus também estarão errados pois não haverá Messias judaico algum:

1- O profeta Daniel diz claramente que ele deveria aparecer antes da destruição do segundo Templo de Jerusalém (que ocorreu no ano 70 d.C.)
2- O Messias seria rejeitado por seu próprio povo (Judeus) mas aceito pelas nações do mundo.
3- Teria um ministério sacerdotal envolvendo um sacrifício que levaria as pessoas de volta a Deus em reconciliação.
4- Através dele o conhecimento de Deus chegaria ao gentios por todo o mundo.

Enfim se Jesus não é o Messias não há Messias judaico algum pois há somente ele como candidato a ter cumprido estas e outras profecias.

Quanto ao Islã
O Alcorão faz várias afirmações que são centrais a fé islâmica mas que são historicamente muito problemáticas. Por exemplo:

1- Afirma q Jesus não morreu crucificado (negando o que todo historiador moderno afirma),
2- Diz que Jesus não afirmou ser filho de Deus (negando também o que todo historiador moderno e sério reconhece),
3- Diz que cristãos antigos afirmavam que a Trindade era Deus, Jesus e Maria. (esta parte é para lá de curiosa!);

Muitos outros exemplos existem. A mim parece que o Islâ tem problemas seríssimos para se sustentar como uma visão de mundo viável.

9 comentários:

  1. "O profeta Daniel diz claramente que ele deveria aparecer antes da destruição do segundo Templo de Jerusalém (que ocorreu no ano 70 d.C.)"

    Mas em qual versículo o profeta Daniel disse isso?

    ResponderExcluir
  2. @Gladiador

    Daniel capítulo 9.

    Em particular os versiculos de 24 a 27 que deveriam ser cumpridos obviamente antes da destruição do segundo templo.

    Se não foi Jesus que cumpriu o versiculo 24 então não tem como ser mais ninguém.

    ResponderExcluir
  3. Resposta Judaica:
    http://judeus.org/Profeta_Daniel/quatro_versos.htm

    Fique então com seu D'us carpinteiro originado da influencia pagã mas veremos quem vai rir por ultimo no final

    ResponderExcluir
  4. @TRAVIS

    Resposta Judaica: http://judeus.org/Profeta_Daniel/quatro_versos.htm

    Se mandar algo que tenha fontes de referência acadêmica aí eu olho e pesquiso em detalhes.

    Quer dizer que o messias que iria "dar fim a transgressão", "cessar o pecado", "perdoar a iniqüidade" e "promover a justiça eterna" seria Ciro? Então Daniel falhou como profeta do mesmo jeito!


    Fique então com seu D'us carpinteiro originado da influencia pagã mas veremos quem vai rir por ultimo no final

    Bom, acho que você não percebeu que eu não estava argumentando neste post que Jesus é o Messias e sim provando que se Ele não for então não mais como ter messias judaico algum. O Judaísmo será uma religião tão falsa quanto o cristiansmo.

    ResponderExcluir
  5. "Afirma q Jesus não morreu crucificado (negando o que todo historiador moderno afirma)" - todo historiador ou a bíblia, pois a unica base ( q conheço) pra existência de Jesus Cristão é ela.Não sabia q a comunidade de historiadores tinham chegado a conclusão q jesus existiu, curioso,não?

    "O Messias seria rejeitado por seu próprio povo (Judeus) mas aceito pelas nações do mundo." - Algumas nações não todas, como parece sugerir. Mesmo assim, isso mostra ou prova o q???

    Interessante as suas refutações sobre as outra parte da seguinte premissa: "Elas contrariam a bíblia, logo provavelmente são falsas", então a bíblia seria a verdade absoluta.
    Bem acho q eles poderiam refutar do mesmo jeito, por exemplo: "Os cristãos contrariam o alcorão, logo provavelmente ele estão errados"

    Não vejo razão para vc está mais provavelmente certo do q eles, ao meu ver é a mesma possibilidade para todos.

    ResponderExcluir
  6. @Matheus Claudino


    "Afirma q Jesus não morreu crucificado (negando o que todo historiador moderno afirma)" -

    todo historiador ou a bíblia, pois a unica base ( q conheço) pra existência de Jesus Cristão é ela.Não sabia q a comunidade de historiadores tinham chegado a conclusão q jesus existiu, curioso,não?

    Isto indica apenas o quão desinformado vc está sobre o assunto. A morte de Jesus por crucificação é dos fatos mais bem atestados da história. É mencionado não apenas nos 27 documentos de 7 autores diferentes, do novo testamento, como também em fontes extra-biblicas. Não é a toa que vc terá dificuldades de achar um historiador moderno de gabarito que negue a existência histórica de Jesus.


    "O Messias seria rejeitado por seu próprio povo (Judeus) mas aceito pelas nações do mundo."
    Algumas nações não todas, como parece sugerir.

    Parece segunda a sua leitura falha. Não foi afirmado que seriam todas.

    "Mesmo assim, isso mostra ou prova o q??? "

    Que Jesus é o único candidato possivel a ser o Messias Judaico. Se não for ele não é ninguém. Logo o Judaismo será tb falso.


    Interessante as suas refutações sobre as outra parte da seguinte premissa: "Elas contrariam a bíblia, logo provavelmente são falsas", então a bíblia seria a verdade absoluta.

    Interessante vc inventar afirmações que eu não fiz.

    ResponderExcluir
  7. "3- Teria um ministério sacerdotal envolvendo um sacrifício que levaria as pessoas de volta a Deus em reconciliação."

    Isaías 53 não é uma profecia para o Messias; é uma profecia para Israel. Ou seja, o Messias não devia morrer pelos outros.

    Veja:

    "Desde o capitulo 40 Isaias relata o exílio dos judeus na babilônia e isso vai até o capítulo 55. Será que Isaias fez uma pausa em retratar a aflição do povo monoteísta da babilônia no capítulo 53, falou um pouquinho do Messias e depois voltou a falar de Israel? Não, o capítulo 53 do livro de Isaías ainda está falando de Israel e do sofrimento do exílio na babilônia."

    http://por-que-deixei-o-cristianismo.blogspot.com.br/2008/05/isaas-53-no-fala-de-jesusas.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isaías 53 não é uma profecia para o Messias; é uma profecia para Israel.

      O Dr Michael Brown responde:
      É impossível, tanto contextualmente quanto logicamente, que Isaías 53 esteja se referindo ao povo de Israel. Ao invés disto, o texto claramente fala de um indivíduo, e como muitos rabinos reconheceram ao longo dos anos, este individuo era o messias. (Ver Answering Jewish Objections to Jesus, vol. 3, pp. 49-57.)


      o Messias não devia morrer pelos outros.

      Isto contradiz frontalmente o texto:
      "Pois ele foi eliminado da terra dos viventes; por causa da transgressão do meu povo ele foi golpeado." Isaías 53:8


      http://realmessiah.com/Messianic_Objections

      Excluir
    2. Thanks! Eu vou dar uma olhada na fonte.

      Abraços!

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.