sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Encaremos os Fatos: Dawkins é um Frouxo


Autor: Rabino Moshe Averick
Fonte: algemeiner.com

Tradução: MikeMooreAC

Encaremos os Fatos: Dawkins é um Frouxo

Richard Dawkins, o mais alto clérigo na classificação na hierarquia do Ateísmo da Nova Era, recentemente, informou-nos da razão "real" porque ele se recusa a aceitar o convite da Universidade de Oxford para o debate com o renomado teólogo cristão, Dr. William Lane Craig. Dawkins hipocritamente declarou que desde que Craig é um "apologista do genocídio", ele está "orgulhoso de deixar a cadeira vazia em Oxford." O "genocídio" em questão é a guerra dos israelitas contra os cananeus moralmente devassos que ocorreu 33 séculos no passado (Para aqueles que acham a matemática difícil, isto é 3.300 anos atrás.). Concordar ou não com a análise das passagens feita pelo Dr. Craig é realmente irrelevante. Nem mesmo um hater da religião como Christopher Hitchens (que debateu com Craig) jamais sonhou de acusar Craig de defender o genocídio e a violência gratuita contra os não-crentes.

O que faz todo esse episódio melodramático ainda mais curioso são as posturas morais bastante questionáveis do próprio Richard Dawkins. Considere o seguinte: Em um artigo na Scientific American (Novembro, 1995) Dawkins nos informou numa linguagem crua e direta sua visão existencial da realidade, "O universo que observamos tem precisamente as propriedades que deveríamos esperar se não há, no fundo, nenhum projeto, nenhum propósito, nenhum mal, nenhum bem, somente a indiferença impiedosa." Isto, obviamente, é uma expressão honesta e sincera da cosmovisão ateísta. Em um universo puramente materialista, não há espaço para realidades metafísicas como o bem e o mal. Como filósofo ateu Joel Marks apontou, "Os fundamentalistas religiosos estão corretos, sem Deus não há moralidade ... o ateísmo implica amoralidade, e desde que eu sou ateu, eu devo, pois, subscrever a amoralidade." Isto ecoa a observação perturbadora de outro ateu famoso , Sigmund Freud: "No momento em que as perguntas de um homem se voltem para o sentido e o valor da vida, ele está doente, já que objetivamente ambos não tem qualquer existência."

Em um artigo escrito para Edge em 2006, Dawkins explicou que em um universo materialista e determinista, "culpa e responsabilidade" [grifo meu], "na verdade o bem eo mal" nada mais são do que construções mentais e "ficções úteis", que são " embutido em nossos cérebros por ... Evolução Darwiniana "O Filósofo ateu Michael Ruse concorda inteiramente: ".. A moralidade é uma ilusão postas em prática por seus genes para torná-lo um cooperador social." Se o bem e o mal não forem realidades metafísicas, se o ateísmo implica amoralidade, se a moralidade é uma ficção útil e uma ilusão, se na realidade objetiva a vida não tem sentido nem valor; por que exatamente Dawkins está tão moralmente indignado sobre uma guerra que teve lugar 3.300 anos atrás, e com um teólogo cristão moderno que tenta entender o sentido daquela guerra de maneira bastante imparcial e bastante reflexiva? Dawkins também ignora convenientemente que os maiores assassinos na história da humanidade foram todos ateus; Josef Stalin: 20-30.000.000 Mao Tse Tung: 50-70.000.000 Pol Pot: cerca de 2.000.000. É importante notar que estes homens cometeram suas atrocidades, não foi há 3.300 anos atrás, mas em meados do século 20! Não estou sugerindo, nem mesmo remotamente, que Dawkins seja capaz de assassinato em massa, mas alguém poderia pensar que este simples fato histórico pode temperar a sua indignação um pouco.

Tudo isso nos leva à conclusão de que a acusação que Dawkins tem lançado contra Craig não é o motivo de sua recusa em se engajar no debate, é uma desculpa. A verdadeira razão pela qual Dawkins não debate Craig é a mesma razão pela qual ele se recusa a debater com Dr. Stephen Meyer, do Instituto Discovery, sobre a Origem da Vida. Ele está com medo. Ele tem medo de debater com adversários do calibre de William Lane Craig e Stephen Meyer. O autor ateu Sam Harris observou que Craig é "o apologista cristão que parece ter colocado o temor de Deus em meus companheiros ateus." Mesmo um blogger não-crente como  o The Guardian, Daniel Came ("Como um cético, eu tendo a concordar ... sobre a falsidade do teísmo. "), escreve que," Por isso, é bastante óbvio que Dawkins está usando estas afirmações de maneira oportunista, como uma cortina de fumaça para esconder os verdadeiros motivos para sua recusa em debater com Craig." Vamos lá, Professor Dawkins, você não está enganando ninguém, é hora de sair do galinheiro e lutar como um homem.

Rabino Moshe Averick é um rabino ortodoxo e autor do Nonsense of a High Order: The Confused and Illusory World of the Atheist. O livro está disponível na Amazon.com e Kindle. Averick rabino pode ser contactado pelo seu website.

Meus Comentários (MikeMooreAC)

Dawkins parece estar em uma sinuca de bico criada por ele mesmo. Me parece claro que ele já percebeu que não pode mais sustentar seu argumento "Boing 171" contra a existência de Deus depois que o Dr Craig fez uma refutação simplesmente arrasadora.

Sendo soberbo demais para admitir que errou não em algo perifério em Deus um Delirio, sua "obra prima", mas bem no coração dela, ele parte agora para todo tipo de ataque e truque fajuto contra Craig para justificar o injustificável.

Que ele vá voltar atrás me parece muito improvável. O mais certo é que ele e suas tietes irão cada vez mais se fechar em sua seita revolucionária neoateísta, totalmente alheios as críticas que vem de todos os lados do mundo real: ateus, cristãos, judeus etc.

8 comentários:

  1. @Edson Macedo

    Eu apenas fiz a tradução. O texto é do Rabino Moshe Averick.

    ResponderExcluir
  2. Você é a mesma coisa meu caro colega. Bloquear usuários que demonstram argumentos contra a religião também é ser frouxo. É assim que cristãos debatem: fujindo! ainda querem acusar Dawkins de ser frouxo...é cada uma viu...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem em sonhos mais delirantes pode-se comparar a atitude de Dawkins com a minha, meu caro.

      Dawkins é uma pessoa que envaidecida pelo próprio sentimento megalomaníaco de representante da razão, em oposição aos religiosos obscurantistas e cegos, creu com todas as suas forças, na irrefutabilidade de seu argumento bayesiano contra a existência de Deus. Com uma confiança impar ele até chamou o argumento de "O Boing 717 Definitivo".

      A partir disto ele trombeteou que esperava ver algum religioso refutá-lo. Ele chegou até a dizer: "Venha debater comigo, teremos um ótimo diálogo e eu vencerei o debate".

      Haha. Que orgulho psicótico.

      Fechado em seu mundo de ilusões ele não sabia que existiam filósofos cristãos de gabarito, como o Dr William Lane Craig e Alvin Plantinga, que iriam reduzir seu argumento "definitivo" a nada, ou pelo menos, a um exemplo curioso de como uma mente neoatéia pode funcionar tão mal a ponto de não conseguir nem criar um argumento logicamente válido, quanto menos verdadeiro.

      Por outro lado eu tento manter o meu canal no Youtube aberto a todos. Exijo apenas algumas regras de polidez básica, para que a área de comentários não se transforme numa arena onde leões do ateísmo militante se atirem em busca de carne e sangue cristão. Exijo também um mínimo de cultura e capacidade argumentativa (ambas infelizmente faltantes em praticamente todo neoateu). Para que os comentários sejam proveitosos para quem os ler.

      Pessoas que como você, caro Spaces, não conseguem seguir estas regras básicas, são avisadas para entrarem na linha para não serem bloqueadas. Sendo que o bloqueio efetivo ocorre apenas na reincidência.


      Ontem foi interessantíssimo ver suas insistentes tentativas de ser racional enquanto eu o desmascarava continuamente.
      http://www.youtube.com/watch?v=QKxJxfk5f1Y


      Como mentira tem perna curta a coisa terminou com o desmascaramento de sua dupla personalidade (uso de perfil duplo para apoiar os próprios comentários - SpacesBunker e Ricardoxp9).

      Confusão mental e múltipla personalidade são alguns dos sintomas da histeria.

      Enfim não há qualquer comparação possível entre pessoas como Dawkins (e você) e eu.

      Excluir
    2. Foi como eu comentei também, esses neoateus apresenam vários sintomas de sindrome de superioridade, façam terapia coletiva, eu tenho a esperança de ver alguém fundar o neoateus anonimos, ai lá vocês podem se ajudar, e tratar deste ódio irracional e tolo...

      Excluir
  3. http://www.iqc.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=7874:o-ateu-mais-famoso-do-mundo-admite-nao-ter-certeza-que-deus-nao-existe&catid=1:ultimas-noticias&Itemid=1

    Vejam... o homem que afirma que Deus não existe... que é um delírio, não tem a certeza que Deus não existe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele afirma que, como cientista não tem a verdade absoluta. Sendo assim, não pode negar 100% a inexistências de algo.

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.