terça-feira, 11 de outubro de 2011

Neoateísmo e Verdade Não Se Misturam


Quanto mais debato com neoateus mais percebo que quase tudo que sai da boca deles é tão a priori improvável quanto empiricamente falso.

Checar se uma afirmação deles é fato é quase sempre perda de tempo. O melhor a fazer é não dar crédito algum e exigir que ELES apresentem as provas.  Nada mais justo uma vez que o ônus de provar é de quem faz uma alegação. Você pode exercer a caridade de verificar você mesmo uma afirmação se o debatedor NÃO for um neoateu, mas não perca seu tempo com neoateus.

Mas esteja alertado que nesta fase ou eles irão enrolar ou partirão para ataques pessoais, frases de efeito e toda sorte de truques neoateus. Entenda que você não está lidando com uma pessoa normal. Raramente eles tentarão apresentar alguma prova do que dizem, porque ela simplesmente não existirá.


Um comentário:

  1. Eu sempre estou em alerta para dizer um "prove" ou "demonstre", e enquanto ele não tentar provar que está certo eu continuo: "vai sustentar a sua alegação, ou vai ficar enrolando?".

    A maioria dos neo-ateus não passa dessa fase.

    Quando o neo-ateu está encurralado e não pode provar o que disse, ele vai tentar mudar de assunto (ou vai fugir), e aí é que muitos colegas teístas caem na armadilha (provocações, xingamentos, red herrings) e partem pra outro ponto da discussão sem que o neo-ateu tenha sustentado o que disse. Eu insisto até que ele seja desmascarado.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.